Páginas

Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 25 de março de 2015

Características Gerais e Definição

A palavra “Serpente” no dicionário de português possui quatro significados diferentes, sendo eles: 1 – classe de répteis ofídios, 2 – mulher velha e muito feia, 3 – pessoa pérfida e traiçoeira e 4 – coisa má ou que produz males.
Outra definição seria no latim “serpēns”, que significa “aquele que rasteja”. Assim como a palavras “hérpō” (de onde se origina herpetologia), do grego antigo e “sárpati”, do Indiano Antigo (ambas também significam “aquele que rasteja”). Todas de mesma origem, a palavra proto-Indo-européia “*serpe-“.
Levando em consideração (lógico!) a primeira definição do dicionário de português, os “répteis ofídios” são animais vertebrados que possuem corpo alongado, coberto por escamas; mudam de pele à medida que crescem; não possuem membros locomotores (pernas ou pastas) somente vestígios das mesmas, não possuem ouvido externo, portanto não escutam, mas, por outro lado, elas sentem as vibrações do solo através do próprio corpo, percebendo facilmente a aproximação de outros animais; sua língua bífida, ou seja, tem a ponta dividida em duas partes. Ela serve para explorar o ambiente, captando substâncias que se encontram no ar e encaminhando-as a um órgão localizado dentro da boca (órgão de Jacobson), que desempenha função equivalente ao olfato; Seus olhos não possuem pálpebras móveis e possuem órgãos internos alongados, acompanhando o formato do corpo. Porém, não possuem bexiga e eliminam a urina junto com as fezes através da cloaca.
As serpentes compartilham todas essas características em comum, mas existem várias famílias, gêneros e espécies. Sendo classificadas basicamente assim:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Ophidia
Família: várias
Gênero: vários
Espécie: várias


   As principais famílias são:
·        Boidae: Temos como exemplos as jibóias e pítons. Classificadas como as maiores serpentes do mundo, onde a Píton retículatos  pode chegar a 10m ou mais e a Jibóia Boa constrictoramarali chega a 4m de comprimento.
·        Colubridae: Comumente conhecidas, reúnem cerca de 1.500 sp., possuem uma grande diversidade de habitats, reprodução e alimentação. Exemplos: falsa-coral (Oxyrhopus sp.) e cobra-cipó.
·        Elapidae: corais verdadeiras (Micrurus sp.) e Najas são exemplos.
·        Viperidae: Nessa família temos duas subfamílias muito conhecidas como as víboras, muito temida, tendo como exemplos Vipera sp. e Cerastes cerastes a víbora de chifres. A outra subfamília é a Crotalinea como representantes as cascavéis e surucucu. Produtoras de venenos potentes.
Para ver as imagens das representantes de cada família clique no nome das mesmas. Perceba as diferentes colorações, é fantástico!

"PARA CONHECER AS FONTES DOS DADOS CLIQUE EM CIMA DAS MESMAS"



Nenhum comentário:

Postar um comentário