Muitas pessoas confundem e muito esses dois termos.
Porque nem todo animal peçonhento é venenoso e os venenosos não são peçonhentos, mas se levarmos em consideração que a saliva das serpentes são adaptadas para dissolver proteína animal podemos concluir que todas as serpentes são venenosas isso pelo fato de que o veneno é uma substância tóxica a outro ser.
Porém vamos definir cada termo para melhor o entendimento.
Animais peçonhentos são aqueles que possuem uma comunicação entre a glândula de veneno e os dentes inoculadores ou ferrões no qual injetam em outros animais.
Já os animais venenosos não possuem um aparelho inoculador como os dentes ou ferrões. O envenenamento de outro ser pode ocorrer de forma passiva, ou seja, por contato direto com o animal (ex: sapo flecha, abaixo), por compressão como alguns sapos realizam ou ainda por ingestão como, por exemplo, no caso do baiacu (imagem abaixo) que possui toxinas em praticamente todo o corpo e pode causar envenenamento caso ingerido.
Mas no que diz respeito às serpentes, veja no menu “Anatomia” para conhecer os diferentes tipos de dentição das peçonhentas e não peçonhentas.
"PARA CONHECER AS FONTES DAS IMAGENS CLIQUE EM CIMA DAS MESMAS"